sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vereadores de Messias Targino participam do 1º Fórum Estadual dos Vereadores do RN, promovido pela Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam).


O encontro foi realizado neste sábado (13), em Mossoró, quando a nova diretoria da FECAM tomou posse  em  solenidade  no  Hotel  Thermas. Além do Presidente da Casa Juscelino Herculano do PR, participaram  também  o Vereador  Anderson  Medeiros  do  PMDB, Bau do  PR, Neto de Bae do PT, Roseam Morais do PP, Zé de Zezinho do DEM e Maria José do PSDB.


Os efeitos da seca e as estratégias para minimizá-los, foram os assuntos discutidos neste sábado, 13, no 1º Fórum Estadual de Vereadores do Rio Grande do Norte.  Estiveram presente a prefeita Cláudia Regina  participou  do  evento,  juntamente  com  a  governadora  Rosalba  Ciarlini,  deputado federal Henrique  Alves,  deputada  Federal  Sandra  Rosado, Betinho Rosado,  deputada  Estadual  Larissa Rosado, deputado Ricardo Mota e o vice Governador Robson Farias;
 
Na ocasião, o novo presidente da Fecam representando todos os vereadores do Estado, fez a entrega a Henrique Alves de um documento com propostas dos municípios para busca urgente de solução para estiagem.


No  seu  discurso  o  Presidente da  FECAM  disse "Vamos  defender  permanentemente a  bandeira do legislativo. Precisamos do legislativo forte, atuante e fiscalizador”, destacou o presidente da Fecam-RN, Francisco José Júnior, durante Encontro, os vereador precisa ser valorizado, ém o único político de plantão 24 horas para atender a população. Somos mais de 80 mil vereadores no Brasil. Somos muitos e unidos somos mais fortes ainda.
Essa voz precisa ecoar, o vereador ainda observou que em todos os municípios por onde andou no Estado o principal problema enfrentado pela população é a forte seca que inviabiliza a atividade rural.
“As cidades clamam por soluções imediatas. A população do campo sofre muito. É uma das priores secas dos últimos tempos. Vamos nos mobilizar pelo apoio aos municípios atingidos”, destacou Júnior em seu discurso.
Todas as autoridades fizeram uso da palavra e enfatizaram o a demora causada pela burocracia dos recursos que venha a minimizar os efeitos da seca.

Já a governadora do estado, Rosalba Ciarlini, foi ao ataque no seu discurso. Pelo visto, não é bom convida-la e ao vice-governador Robinson Faria para o mesmo evento.
Logo em sua terra Mossoró, a governadora presenciou uma demonstração mais calorosa a Robinson. Aí o termômetro já começou a subir. Conhecida pelo tom mais ponderado, Rosalba deixou de lado qualquer cerimônia durante o seu discurso.
Nas suas palavras era nítida a insatisfação com a presença do ex-aliado. Rosalba chegou a dizer que “tinha político que pagava jornalistas e empresas de comunicação para atacar a ela e a outros políticos”.


O presidente  da  Câmara  dos  Deputados,  Henrique Eduardo  Alves,  fez  palestra  sobre  a seca no Nordeste e disse aos vereadores potiguares que vai realizar na primeira quinzena de maio, comissão-geral  no Plenário da Câmara dos Deputados sobre a Seca  no Nordeste. “Não é para apenas discutir, mas queremos votar projetos que deem solução estruturante ao problema”, observou o presidente da Câmara. “O tema se repete há séculos, mas fica sempre na questão emergencial. Precisamos encarar a estiagem que se estende pelo 2ª ano, com a coragem  de  ver os fatos  como eles  estão  diante dos nossos olhos”, alertou Henrique Alves sobre a seca continuada desses dois anos que está trazendo um cenário de crise até nos sistemas de abastecimento de água para beber.
O presidente da Câmara lembrou que o Governo Federal, Congresso Nacional, Conselho Monetário Nacional, Conab, Banco do Nordeste e tantos outros, além de toda a classe política, mais uma vez falharam em conduzir as ações reparadoras dos efeitos da seca. “Reconheço, diante de cada produtor rural do sertão seco do meu Estado, que é preciso fazer mais, mudar conceitos, assumir a seca, criar uma política adequada e ágil de crédito rural”.
 
O vereador Anderson Medeiros ressaltou que as ações do Plano de Enfrentamento à Seca, apresentado pelo Governo do Estado precisa ter um diagnóstico completo com problemas e buscar soluções concretas e investir diversas medidas para amenizar os efeitos da estiagem”, declarou.
Destaco ainda a importância das parcerias entre os poderes executivo, legislativo e judiciário para a construção da cidadania. “Todos os segmentos devem trabalhar juntos no combate aos efeitos da seca. Não devem existir bandeiras, nem cores partidárias na defesa dos direitos dos cidadãos”, enfatizou.
 
Fonte: http://www.andersonvereador.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário